NÓS, NOVELO

Criada em 2010, a Novelo Filmes é uma produtora audiovisual liderada por mulheres e sediada em Florianópolis com filial constituída em São José. Ao longo dos anos, pela constante circulação de distintas obras autorais em festivais de cinema no Brasil e no exterior, se consolidou como uma referência no sul do país e, em especial, no estado de Santa Catarina. A Novelo Filmes trouxe prêmios inéditos para  o estado, como o de Melhor Curta no Festival do Rio (“Qual Queijo Você Quer?", 2011); Melhor Curta no  Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias ("Baile", 2019); Prix CCAS du court-métrage - Prix des Électriciens Gaziers no Festival CINÉLATINO - Rencontres de Toulouse ("Apenas o Que Você Precisa Saber Sobre Mim" 2018), entre outros. Dois de seus curtas já foram finalistas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Nonna e Baile, sendo que este ainda foi qualificado ao Oscar 2021. 

Atualmente, a produtora exibe sua série "Quero ser Veg”, na TV Brasil; prepara-se para produzir o telefilme “Um Dia Extraordinário”, em coprodução com a TV Globo, e para lançar os longas “Virtuosas” (ficção) e “Gugie” (documentário), além de trabalhar com outros projetos em desenvolvimento e coprodução. 

Para além de desenvolver e produzir filmes de ficção e documentário com sólida carreira em festivais e licenciados para canais de televisão como Canal Brasil, Canal Curta, NBC Itália, Arte 1, France TV, History Channel, entre outras, a Novelo Filmes também realiza ações formativas, a exemplo do selo "Novelo Encontros", que já trouxe para Florianópolis diversas palestras e oficinas práticas de temas inerentes ao fazer audiovisual.

NÓS, AS SÓCIAS

Foi em 2004 que nos encontramos pela primeira vez. Tínhamos acabado de entrar na faculdade de Cinema, mas foi lá pela metade do curso que nos tornamos tão grandes amigas que nunca mais nos separamos. São muitas as coisas que nos unem, mas o cinema sempre foi o fio que costurou tudo.

  • ANA PAULA MENDES

    PRODUTORA, PRODUTORA EXECUTIVA

    Em 2009, iniciou como produtora de desenvolvimento na Ocean Films e atuou como analista de novos formatos na TV Globo. Produziu diversos curtas-metragens selecionados para festivais nacionais e internacionais, como Festival Internacional de Curtas de Oberhausen, Festival do Rio, Festival Internacional de Cinema de Hong Kong, Inside Out, Out Fest, Cinélatino Rencontres de Toulouse, Festival de Cartagena de Índias, entre outros. Produziu documentários licenciados para Al Jazeera International, History Channel e ESPN Brasil.

    Produtora dos longas de ficção VIRTUOSAS, CASARÃO e do longa documental GUGIE - filmes atualmente em pós-produção, além da série documental QUERO SER VEG, exibida na TV Brasil.

    Idealizadora e produtora do transforME, mercado cinema LGBT+. É ativista pelos direitos LGBTIA+, membra da Coletiva de Mulheres Bissexuais de Santa Catarina (COMBI/SC).

  • CÍNTIA DOMIT BITTAR

    DIRETORA, PRODUTORA, ROTEIRISTA, MONTADORA

    Em 2011, seu primeiro filme como diretora venceu como Melhor Curta no Festival do Rio. Desde então, a realizadora que começou como montadora, tem forte presença em festivais nacionais e internacionais. Realizou BAILE, qualificado ao Oscar 2021, melhor curta no 60º FICCI.

    Criou e dirigiu a série doc QUERO SER VEG, que estreou em Janeiro na TV Brasil. Está com três longas sob sua realização em pós-produção: o documentário GUGIE e as ficções VIRTUOSAS e CASARÃO.

    Atuante na política audiovisual, é Membra do Conselho Superior do Cinema - CSC / MinC (2023-2025), vice-presidenta do Santacine - Sindicato da Indústria Audiovisual de Santa Catarina e integrante do + Mulheres Lideranças do Audiovisual Brasileiro. Integrou a chapa fundadora da API - Associação das Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro, onde esteve na diretoria por três mandatos (2019-2024). 

  • MARIA AUGUSTA V. NUNES

    ROTEIRISTA, DIRETORA

    Em 2018 dirigiu o curta-metragem "APENAS O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE MIM", que estreou no Festival cinèlatino Rencontres de Toulouse, onde recebeu o prêmio CCAS Short Film Award - Prix Des Électriciens Gaziers.

    No ano de 2021, lançou o curta-metragem em animação NONNA, onde assina co-roteiro e direção. O curta foi um dos finalistas do Grande Prêmio Brasileiro de Cinema na categoria de animação. Dirigiu também o curta INSTANTES CAPTURADOS, cuja estreia aconteceu no Fantaspoa, maior festival de cinema fantástico da América Latina. 

    É formada em cinema e vídeo pela Unisul (2007)  e possui doutorado em Literatura pela UFSC (2016). É também membra do Fórum Permanente do Audiovisual de Florianópolis, da elaSCine Mulheres do Audiovisual Catarinense, e da Coletiva de Mulheres Bissexuais de Santa Catarina (COMBI/SC).